bollywood actresses hair loss hair rehab london contact number cheap hair extensions brazilian curly hair with closure hair extension fails human hair wigs black ponytail hairstyles 2018 sunny hair extensions uk hair extensions remy hair extensions weft koko one piece hair extensions clip hair
Modelo simples de Login com Ribbon

Modelo simples de Login com Ribbon

Nota importante: para ter acesso aos vídeos e arquivos exemplos deste site, adquira um dos planos apresentados abaixo. Você pode comprar em até 2x no Cartão de Crédito. 

Veja como comprar e saiba mais sobre o material oferecido,  clicando aqui.

Open v3

 

Usuário Ildo:

Boa tarde.

Estou montando um Banco de Dados, adorei o material disponibilizado, já aprendi muito mais do que eu imaginava com o Microsoft Access e com a montagem das Ribbons.

Uma dúvida que tenho, gostaria de saber se pode me ajudar...

Vi o funcionamento do Sistema Maestro, porém é bem detalhado e engloba muitas variáveis de permissões/acesso de usuários.  Gostaria de aplicar no meu Banco de Dados, através das ribbons, um acesso restrito com base em dois tipos de usuários (Admin e Usuário).  Através destes dois tipos de usuários, que cadastrarei nome e senha para cada um deles, gostaria que se o usuário for Admin, ele tenha acesso a todo sistema, e se ele for Usuário, tenha acesso restrito a alguns botões da minha Ribbon.  Possui algum modelo simples, que eu possa utilizar como base para montar essa restrição?  Pelo modelo apresentado engloba muita informação que não há necessidade e não tenho tanto conhecimento ainda para poder  utilizar.

Agradeço se puder me ajudar.

Suporte:

Ildo, segue um arquivo exemplo:

- abra o aplicativo;
- entre com o usuário Admin, senha 123 e clique em OK.  Verá a ribbon carregando completa, com os 4 botões;
- abra a tabela tblUsuarios e veja que, inseri nesta tabela, o nome dos botões da ribbon.  Assim, você terá como controlar quais botões da ribbon o usuário poderá ter acesso;
- abra o formulário frmLogin para trocar de usuário. Selecione Avelino e digite a senha 123. Clique em OK e a ribbon estará carregando com os botões 1 e 2 .

Foi o Sistema de Login mais simples que eu pude imaginar.

Observe no código do botão OK, que passo o nome do usuário e o seu número exclusivo (idUsuario) para a coleção TempVars.   A coleção TempVars permite que use os valores contidos nas variáveis, em qualquer local do projeto (macros, funções, Sub, propriedades e consultas).

Private Sub btOk_Click()
Dim Filtro$
If IsNull(Me!cboUsuario) And IsNull(Me!txtSenha) Then Exit Sub
filtro = "[IdUsuario] & [senha] = """ & Me!cboUsuario.Column(0) & Me!txtSenha & """"
If DCount("*", "tblUsuarios", filtro) = 0 Then
    MsgBox "Usuário ou senha incorretos...", vbInformation, "Aviso"
    Exit Sub
End If
'variável global idUsuario recebendo o valor de identificação exclusiva do usuário.
TempVars!idUsuario = Me!cboUsuario.Column(0)
'variável global usuario recendo o nome do usuário.
TempVars!Usuario = Me!cboUsuario.Column(1)
'reativando a ribbon
DoCmd.ShowToolbar "ribbon", acToolbarYes
'disparando as funções da ribbon
objRibbon.Invalidate
DoCmd.Close acDefault
End Sub

Observe no código abaixo que a variável TempVars!idUsuario está sendo utilizada na função que controla a visualização dos botões da Ribbon.

Public Sub fncGetVisible(control As IRibbonControl, ByRef visible)
Dim Filtro$
On Error GoTo fError
Select Case control.Id
    Case "bt1", "bt2", "bt3", "bt4", "sp1", "sp2"
        filtro = "idusuario = " & Nz(TempVars!idUsuario, 0)
        visible = Nz(DLookup(control.Id, "tblusuarios", filtro), 0)
    Case Else
        visible = True
End Select
...
End Sub

Usuário Ildo:

Muito Obrigado.

O exemplo será de grande valia para mim.

Download

 


 

 


9 comentário(s)

Aluizo   22/07/2022 18:52:58

Boa note Avelino,

Ficaria mais interessante se conseguisse ocultar o Grupo2, fica desmarcado na tabela e ele fica visível. Como fazer para ocultar?

Abraço

Nélio Rosado   01/01/2020 08:52:12

Cada vez estou mais maravilhado com o Access. O projeto Maestro está fantástico e poderemos desenvolver muitos aplicativos a partir daí. No entanto existe um problema. Todo o projeto está direccionado a uma base de dados access "maestro_v5_be".
Em sistema de muita carga de dados, a base de dados em access não me consegue dar resposta e está limitada a 2 GB de espaço. É fantástica para pequenos projetos, pois é mais rápido e eficiente.
Se eu tentar usar esse front numa base de dados mysql e vincular o front ao mysql através de DSN OBDC apresenta-me erro e não arranca a ribbon, além disso vai tentar revincular à base de dados "maestro_v5_be".
Já tentei apagar algumas partes do código, mas acabo por lixar o front e não funciona.
Poder-me-á ajudar?
É que usar o front Maestro em mysql permanece fantástico mas apenas mais rápido e estável em grandes volumes de dados para não falar de não existir a limitação dos 2 GB.
Cada vez gosto mais do Access, graças ao seu trabalho.

Abraço
Será que poderia disponibilizar uma versão de front maestro para mysql? qual o código que tenho de alterar no form de "login".

Alailton   15/04/2019 16:19:01

eu implementei e ficou bom, mais uma coisa ficaria mais interessante se eu conseguisse ocultar o usuário admin, para que ninguém pudesse alterar, excluir, é pq o admin vai funcionar como um super ussuario com todas as funções e um outro que está abaixo na hierarquia do admin.... é possivel ocultar no form o usuário id = 1 que é o admin

Avelino Sampaio   15/04/2019 04:16:02

Alailton,

sim, funciona no Access 2016

Sucesso!

alailton gama   14/04/2019 08:23:49

funciona o access 2016 ou tem que fazer alguma mudança no código

Avelino Sampaio   19/05/2018 04:01:30

Vanor,

esta ribbon não está no kit MontaRibbons. Basta abrir a tabela USysRibbons, copiar a xml e colar em um projeto novo no MontaRibbons.

Sucesso!

Vanor   19/05/2018 03:40:28

Bom dia Avelino,

Esta Ribbon de login está no kit MontaRibbons? Caso não esteja, consigo importá-la para lá a partir deste projeto?

Avelino Sampaio   03/04/2018 00:54:39

Gustavo,

as ribbons são construídas, utilizando o meu aplicativo MontaRibbons. O MontaRibbons exporta as ribbons para a tabela de sistema chamada USysRibbons ou para uma tabela comum "tblRibbons". Neste caso a XML da ribbon se encontra na tabela USysRibbons. Para visualizar as tabelas do sistema, siga o seguinte caminho:

Botão do Office > Opções do Access > Banco de dados Atual > Clique no botão "Opções de navegação" > Marque "Mostrar objetos do sistema"

Sucesso!

Gustavo Rocha   02/04/2018 12:37:17

Aveino, neste exemplo, como as Ribbons são construídas e carregadas, uma vez que não identifiquei um tabela auxiliar com a Ribbon em XML.

Obrigado


Envie seu comentário: