... Pague apenas R$67,00 uma única vez e tenha acesso por 1 ano aos vídeos e arquivos exemplos do site ...

Clique aqui e obtenha mais detalhes.


Curso - Monte pacotes para distribuição, usando o Inno Setup/ISTool

Distribuir um aplicativo, feito em Access, capaz de funcionar corretamente nas diversas versões existentes no mercado é um desafio titânico!  Existem vários fatores a ser enfrentados,  o que contribui para que a maioria dos programadores, acabe desistindo da idéia.   O motivo pelo qual encarei este desafio, foi o de acreditar, com convicção, que os meus projetos tinham um grande potencial de vendas.

Eu não aceitei ser vencido - comprei um micro com meia dúzia de Hds e realizei testes e mais testes com as diferentes versões de Access e de Windows existentes no mercado, até tornar os meus aplicativos compatíveis para funcionar em qualquer das versões.  

Para a montagem dos pacotes de distribuição, decidi pelo uso dos programas Inno Setup e ISTool.  Estes programas foram desenvolvidos em Delphi e os seus módulos de programação fazem uso da linguagem Pascal (atualmente chamada também de linguagem Delphi).  Tive que aprender um pouco sobre essa linguagem para gerar as soluções que precisava.

Estarei aqui lhe oferecendo arquivos de distribuição, já pré-montados, com todas as configurações básicas necessárias,  para que você possa distribuir, com sucesso, os seus aplicativos em Access!

Antes de lhe ensinar o passo a passo, de como adaptar este arquivo pré-montado à sua necessidade, preciso que você tenha pleno conhecimento dos desafios que deverá enfrentar para distribuir  aplicativos feitos em Access.

O Access não gera um executável.

Esta é a primeira grande pedra no caminho, pois o Access não gera um arquivo executável que nos permita rodar o aplicativo, sem a sua presença.  Isto mesmo, é necessário que o usuário tenha instalado o Access!  Nossa sorte é que o Access faz parte do pacote Office Profissional e muitas máquinas têm o Office Profissional instalado.

E como fica para as máquinas que não têm o Access?

A Microsoft fornece um Access, chamado Access Runtime, que tem o único objetivo de permitir rodar aplicativos em Access.  Este Access Runtime é gratuito e pode ser inserido nos pacotes de distribuição, para que o usuário faça a instalação do mesmo, caso haja a necessidade.

A versão 2007 do Access Runtime possui um tamanho aproximado de 100MB; a versão 2010 de 32bits, tem cerca de 256MB e a versão 2010 de 64 bits,  por volta de 324MB.  Os tamanhos aqui indicados levam em consideração os pacotes de atualização, que deverão também, ser fornecidos para o cliente.

Na prática, considero ruim a inserção do Runtime nos pacotes de distribuição, devido ao tamanho que ocupa no aplicativo. O tamanho do arquivo pode contribuir para que o possível cliente não faça o download.   Recomendo que no ato da instalação, o cliente seja informado sobre a falta do Access e  que seja sugerido um novo download com o pacote contendo o Access Runtime.    

Para a distribuição dos aplicativos, através de mídia (Pendrive, DVD ou HD), não existe esta  preocupação! Então, você pode montar um pacote único, contendo o Runtime.

Meu aplicativo foi montado no Access 2003.  Ele irá rodar nas versões 2007, 2010 e 2013 ?

De um modo geral funciona bem, porém é importante ressaltar a necessidade de testar exaustivamente o aplicativo nas versões superiores, porque depende muito dos componentes utilizados em seu projeto. 

Meu projeto está sendo montado na versão 2007.  Rodará bem nas versões 2010 e 2013 ?

Sim, mas não poderá fugir dos testes! É importante também que você esteja atento à versão de 64 bits, do Access 2010 e do Access 2013, pois a maioria dos Active X não funcionam. Além disso é preciso ajustar as APIs utilizadas, conforme demonstro Neste artigo.

Estou projetando no Access 2010/2013.  Rodará bem na versão 2007?

A chance de ter problemas é enorme! Terá que ter muita experiência em não usar os novos componentes do  Access 2010/2013, para que possa funcionar na versão 2007.   Tem casos em que nem irá abrir no Access 2007!

Se usou componentes exclusivos do Access 2010/2013, o jeito será fornecer o Runtime 2010 ou Runtime 2013 no instalador, caso o cliente não tenha esta versão instalada.

Uso do MDE e do ACCDE.

Arquivos com extensão ACCDE não permitem alterações no designer de formulários e relatórios  e têm o código VBA protegido, assegurando assim, a parte intelectual do projeto.  Só que um ACCDE, criado no Access 2007 com o pacote Sp2 não funcionará no Access 2007 com o pacote Sp1.  Isso mesmo, teremos que gerar diferentes ACCDE para cada versão de Access existente!  Como exemplo, veja quantos ACCDE precisarão ser gerados para as versões 2007, 2010 e 2013:

NomeBd.accde Versão 2007 com pacote Sp2 ou com o pacote Sp3
NomeBd_x.accde Versão 2010 de 32 bits sem pacote de atualização
NomeBd_xsp2.accde Versão 2010 de 32 bits com Sp2
NomeBd_x6.accde Versão 2010 de 64 bits sem pacote de atualização
NomeBd_x6sp2.accde Versão 2010 de 64 bits com Sp2
NomeBd_t.accde Versão 2013 de 32 bits


Não aceite instalar o seu aplicativo no Access 2007 sem o Sp2 ou Sp3, pois como vimos anteriormente, o Access 2007 possuía muitos bugs. Oriente o seu cliente a instalar o pacote de atualização!

Através de testes, percebi que o pacote Sp3 do Access 2007 não afetou diretamente a compilação.  Por isso, não houve a necessidade de gerar uma versão de instalação exclusiva para o Sp3.

Existe outra solução, sem ser usar o ACCDE e que tenha um bom nível de segurança ?

Para as versões 2007, 2010, 2013 e 2016, felizmente sim!  Você poderá usar a senha criptografada destas versões. O uso da senha é extremamente seguro, em conjunto com o OPEN, que disponibilizo aqui no site, gratuitamente.  Veja todos os detalhes do OPEN aqui

Dê preferência em usar o ACCDE, mas se não tiver condições de gerar todos os ACCDE necessários, a solução do OPEN é o melhor caminho.

As versões do Access 2007, 2010, 2013 e 2016 vêm com o VBA desabilitado.  "Ô tranqueira!"

Como padrão, o Access vem com VBA desabilitado para locais não indicados como seguros, sendo então necessário indicar uma local seguro para que o aplicativo funcione na máquina do cliente. Felizmente, com o programa empacotador temos como solucionar isso de forma bem simples!  

Atenção:  Se no seu aplicativo tem alguma rotina para habilitar o VBA, desative-a, pois esta tarefa passará a ser do programa instalador.

Meu aplicativo tem DLL e OCX para registrar no Windows do cliente.  Como fica ?

O aplicativo instalador faz isso, com muita facilidade! Volto a lembrar que a maioria dos Active X não funciona na versão de 64 bits, do Access 2010, 2013 e 2016. 

Nada de ficar fazendo perguntas ao usuário, na instalação.

Perguntar ao cliente qual é a versão Windows que dispõe ou qual a versão do Access ou se tem o Office instalado, é arrumar encrenca, porque muitos usuários não fazem a menor idéia!  E pior do que não saber é informar errado! Então, é melhor programar o instalador para que verifique todas essas questões e assim possa tomar decisão de instalar os arquivos corretos.  Os arquivos modelos, que irei lhe fornecer, terão uma programação pronta, neste sentido.

O ideal é montar um instalador para que o usuário tenha apenas a opção de seguir em frente, clicando nos botões: próximo, próximo e fim.

Conclusão.

Tudo o que apresentei até agora foi com o objetivo de proporcionar uma visão ampla sobre os desafios que temos que enfrentar, na prática, para este tipo de projeto! Como havia mencionado, você receberá modelos com as configurações e programações planejadas, o que contribuirá para uma rápida montagem dos seus pacotes que serão distribuídos.  

Quanto custa este pacote e como faço para comprar?

Basta adquirir uma assinatura básica do site, no valor de R$35,00 e você terá acesso ao kit e a vídeo-aula, nos links abaixo.   Clique aqui e veja como compra.

Um Teste:

Você poderá baixar e ver em ação, um arquivo de instalação, no artigo abaixo, em que ofereço um aplicativo chamado de MontaRibbons. 

Download do kit

Os seguintes itens se encontram no kit:

- Os aplicativos Inno Setup e ISTool

- Uma pequena apostila sobre o ISTool (não é de minha autoria).

- Os arquivos modelos (de minha autoria).

Vídeo-aula utilizando o Istool
 


 

Faça o login aqui para ter acesso ao vídeo.

 


 

 


32 comentários

James Resplandes   27/01/2012 15:51:56

Parabéns avelino, mais uma vez você sai na frente e coloca no mercado uma ferramenta que realmente vai ao encontro de nossas necessidades.
Fiquei muito interessado no produto, tem um demo para teste ou coisa semelhante? Tem outra forma de pagamento? Cartão, pagseguro, etc...?

MARCIO MELO - RJ   27/01/2012 22:00:34

Muito bom! agora sim vou aprender a montar um verdadeiro instalador rsrs, eu estou usando um *.bat kkk que tem a rotina diária de copiar um *.accdr protegido por senha e aberto com Open do Avelino a comunicação do FrontEnd com BckEnd anexada pelo projeto de Vínculos aqui do site onde coloquei opção de vinculo com ou sem senha, dessa forma consigo segurança total dos dados e do projeto que posso dar continuidade onde eu estiver. Já cheguei no final do meu programa até nesse momento estou montando um pequenino Upgrade, esse instalador veio bem na hora de empacotar o final do projeto com todos os arquivos necessários como DLLS, pastas com arquivos diveros, um LEIAME e assim montar um CD onde o pessoal de TI da empresa possa instalar o programa por completo.

Parabéns! ótima opção de curso

Sou mais Brasil!

Avelino Sampaio   28/01/2012 08:49:50

James,

o melhor demo é o aplicativo MontaRibbons, que vc poderá baixar aqui do site. Observe que o pacote de instalação do MontaRibbons irá criar um atalho no seu desktop e um grupo chamado de MontaRibbons, na lista de programa do Windows. Vai configurar o registro do seu Windows, indicando que a pasta do MontaRibbons é um local confiável (istrusted), para que o Access não venha bloquear o aplicativo. O pacote irá identificar a versão do seu Windows e do seu Office para assim poder instalar os arquivos da versão correspondente.

Quanto ao pagamento, acrescentei a possibilidade de pagar pelo PayPal - Poderá então usar o seu cartão de crédito.

Vale lembrar que terá total assessoria, minha pelo MSN.

Sucesso!

Avelino Sampaio   28/01/2012 09:09:55

Marcio,

obrigado pelo seu interesse.

Uma questão muito importante é que o pacote registra a DLL e OCX que vc tiver.

Fiz um modelo que usa o OPEN. Vai facilitar bastante para o seu caso.

Tenho certeza que irá atender a sua necessidade, alem de proporcionar um aspecto mais profissional diante do cliente.

Sucesso!

Marcelo David   03/02/2012 06:46:31

Realmente o Avelino se supera a cada lançamento!! Já adquiri e realmente é muito bom! Já vem com algumas configurações prontas para simplesmente alteramos os nomes dos arquivos pelos os nossos!!

Outro ponto muito importante é o suporte, pois além de dar suporte a ferramenta, o Avelino da dicas de compatibilidade dos nossos aplicativos nas mais diferentes versões de SO e Access que tem por aí, e tudo isso, via MSN...

Agora vou poder disponibilizar na internet apenas meu aplicativo para baixar, pois o Runtime do Access só será instalado se na máquina de quem baixou já não tiver alguma versão do Access. O próprio instalador faz essa análise e se necessário, instala o runtime!!! Fenomenal!!

Ediel Rangel   04/05/2012 10:13:28

Olá Pessoal! Comprei esse pacote do Inno Setup/ISTool e para quem quer fazer as suas aplicações comerciais, esse é pacote! Vale cada centavo. O grande diferencial é o Avelino sempre atencioso e disposto a ajudar. Grato Avelino!

Marcelo (SC)   16/05/2012 14:38:01

O Avelino sempre está a dispocição em seus produtos (Adquiri e Recomendo)

ele até me deu uma força para implantar o ODBC Firebird no executável, juntamento com meus projetos.
Em suma, não tem limites para o Avelino

at.

Octavio   24/08/2012 10:20:35

Olha Avelino. De certeza tas a liderar com estas inovacoes o mercado. Estou interessado com o artigo de como montar os pacotes usando INNOSETUP, mas estou tendo uma grande dificuldade em como configurar o meu menus em access, talvez primeiro me explique bem o montaribbons.

ate la.

Avelino Sampaio   27/08/2012 07:39:55

Octavio,

Tem vários artigos e vídeos aqui no site, abordando a montagem de ribbons (menus). Os vídeos são bem explicativos e vc verá que fica bem fácil montar ribbons com o aplicativo MontaRibbons.

Qualquer outra dúvida, entre em contato pelo email: avelino(arroba)usandoaccess(ponto)com(ponto)br

Ualace de Oliveira dos Reis    14/10/2012 16:11:51

Gostaria de saber se apos concluir meu sistema de gerenciamento feito em access, eu poderia patente-alo, se sim o que devo fazer?

Avelino Sampaio   15/10/2012 05:58:53

Ualace,

a lei dos "direitos autorais" lhe oferece garantias, sem mesmo registrar uma patente. Basta provar na justiça que o projeto em questão lhe pertence. Se vc tem a convicção de que irá ganhar rios de dinheiro, melhor então procurar um advogado para entrar com o processo.

Se desejar realizar uma pesquisa inicial, acesse o site do INPI

http://www.inpi.gov.br/

Procure no Google com a frase "Tarcisio advogado patentes"

Sucesso!

Valdemar   19/12/2012 09:08:12

Boas Avelino,

Desenvolvi o meu projecto no office profissional 2007 sp2,
o runtime 2007 a instalar no cliente será neste caso também o sp2,
ou o sp2 do access runtime é apenas uma actualização?

Cptos

Valdemar   19/12/2012 09:11:05

Avelino,

Os arquivos com extensão .iss também são disponibilizados
nesse seu pacote?

Abraço

Avelino Sampaio   19/12/2012 09:30:18

Valdemar,

não me lembro se existe atualizações do runtime 2007 com o sp2. Verifique na página da Microsoft. Caso não tenha como baixar junto, existe o pacote sp2 para o runtime seperado. Tem que instalar o sp2 o sp3 para que tudo funcione direitinho.

Sim, os arquivos ISS são disponibilizados. São modelos já pré motados aonde se ganha um enorme tempo.

Qualquer outra dúvida, não hesite em perguntar

Carlos    07/03/2013 12:35:53

Tenho interesse no pacote completo se entendi o valor é R$ 110,00, eh isso ? falando dos itens quais seriam os itens descritos ?

Aguardo contato

Avelino Sampaio   07/03/2013 13:20:28

Carlos,

passe seu email para avelino(arroba)usandoaccess(ponto)com(ponto)br que lhe darei as informações e o procedimento de compra.

No aguardo


Augusto   24/07/2013 12:08:24

Oi Avelino,

Fiquei muito interessado neste pacote para distribuição de aplicativos em Access. Só tenho uma dúvida:
O Access 2010 possui uma opção de "Empacotar e Distribuir", mas que nunca cheguei a utilizar. Gostaria de conhecer as diferenças entre esta opção e o seu pacote.

Abraços!

Avelino Sampaio   25/07/2013 07:51:59

Augusto,

até aonde sei existe limitação na programação.

Com o meu pacote, a programação verifica a versão do Office instalada e então é feita a instalação dos arquivos compatíveis. Esta é uma técnica fundamental, caso vc esteja pensando em distribuir seu aplicativo em um ambiente não controlado, como a Internet.

Grato!

Augusto   25/07/2013 13:03:24

Avelino,

Grato pelo esclarecimento, que foi suficiente para me convencer a comprar o pacote.
Favor indicar a conta para transferência pelo Itaú.

Sou grande admirador de seu trabalho. Suas dicas tem me ajudado enormemente.

Abraços!

Avelino Sampaio   25/07/2013 13:50:14

Augusto,

entre na seção "contato" aqui do site para eu receber o seu email. Assim poderei enviar os detalhes do procedimento da compra.

No aguardo

Fabiano   13/08/2014 09:11:01

Avelino,
Sou grato pelo material montado por você e as técnicas de defesa são realmente as melhores no mercado para access.
Após estudar diariamente o kit que adquiri, evoluí muito e recomendo seu material a todos os programadores em access independente de nível.
Fiz vários testes após aplicar o Protec/OPEN e funciona muito bem, inclusive baixei na internet o "accesspv.exe" que diz quebrar senhas do access e testei. Nada feito..........
Parabéns Avelino

Marcio Melo - RJ   14/08/2014 01:40:50

Acabei de assistir todos os vídeos e meu comentário sobre Técnicas de Defesa foi bem além do que eu imaginava, tem vários métodos de alcançar objetivo de acessar os dados... muito bem explicado. Uma aula de invasão, porém ensinando como se defender; eu faço uso do OPEN e trabalho muito com tabelas vinculados e agora eu sei o quanto estou vulnerável... mesmo com as senhas no VBA, no access, com .accde, etc... vai existir métodos e tentativas de burlar a segurança.
Gostei muito da sua segurança com o Protect e OPEN em conjunto tornando uma solução super robusta, parabéns por achar um meio de dificuldade extremo, pois a microsoft entregou tudo de bandeja, ainda mais na versão 2007, espero que em versões posteriores eles não deixem outras brechas em potenciais... mas se deixarem tem o Avelino para remendar e limpar as cacas... rsrsrs

Obrigado mais uma vez por atualizar a coletânea; nos brindando com esse vídeo completo.

Sou mais Brasil!

Forte abraço!


ROBERTO ALVES   18/08/2014 19:05:22

Olá Avelino ,

Sem sombra de dúvidas é o que tem de melhor no mercado para proteger e distribuir nossos aplicativos, com extrema confiança.

Continue assim com sua humildade e genialidade, produzindo projetos e compartilhando com todos nós que tanto precisamos no dia, ao contrario de você existem inumeras pessoas que só pensam em burlar e furtar ou até mesmo negociar projetos alheios que construímos com tanta dificuldade, mas graças aos seus projetos e técnicas está com certeza nos livrando de tudo isso

Abraços

Marcos Araujo   04/05/2015 20:48:52

Professor boa noite,


Eu fiz um aplicativo e fiz os instaladores, manuais, licença e tal. Porem quando instalei em outra maquina foi normal a instalação, porem o arquivo ficou em modo leitura direto. Tem como eu configurar ele para qnd for instalado e for aberto, abrir em modo de uso normal?!

Avelino Sampaio   05/05/2015 05:57:53

Marcos,

use o botão da direita sobre o seu aplicativo instalado e selecione PROPRIEDADES. Verifique se a opção "somente leitura" esta marcada. Deve desmarcar.

Você programou o instalador para que a pasta do aplicativo esteja configurada como "Local Seguro" ?

Tem pastas no seu computador, que por motivo de segurança do Windows, só permitem a leitura. Em que local está instalando o seu aplicativo ?

No aguardo


Marcos Araujo   05/05/2015 14:50:59

Professor boa tarde!

Não tem algum modo na configuração de montagem do instalador de deixar o aplicativo somente em modo de execução?! E instalei em outra maquina que não é a minha, a instalação foi normal, mas o app aparece em modo leitura, da até para tirar clicando com o mouse em propriedades, mas seria bom se fosse direto sem precisar fazer isso. Existe algum modo?!


Att

Luciano Vargas   15/07/2016 23:33:14

Utilizo no meu sistema as referências do Word e do Excel, como resolvo para funcionar no runtime?

Marcos Missiba   19/03/2017 23:07:53

Avelino, boa noite, qual é a versão do office (no meu caso uso 2010 profissional) para desenvolver aplicativos access e distribuir livremente? se der envia também para meu email, por favor.
Um abraço.

Avelino Sampaio   20/03/2017 03:29:52

Marcos,

todos os projetos, feitos em Access, dependem de um Access instalado na máquina. Seu projeto, feito na versão 2010 (32 bits), irá funcionar bem nas versões 2013(32 e 64 bits) e 2016(32 e 64 bits)

Sucesso!

Marcos Missiba   01/04/2017 20:24:56

Muito obrigado pela atenção, que bom, fico feliz que posso explorar o aprendizado.
Forte abraço!

Felippe Robadey França   14/04/2017 11:40:54

Achei muito interessante o vídeo, entretanto não entendi como devo preparar a instalação com o OPEN para para que após instalação ele funcione.

Avelino Sampaio   15/04/2017 04:33:57

Felippe,

Ao configurar o OPEN pela sua máquina, vc indica o caminho do ACCDR. Exemplo: c:\SuaPasta\SeuFront.accdr. O instalador deve instalar o aplicativo exatamente neste pasta c:\SuaPasta

Sucesso!


Envie seu comentário: