Modelo simples de Login com Ribbon
Nota importante: para ter acesso aos vídeos e arquivos exemplos deste site, adquira um dos planos apresentados abaixo. Você pode comprar em até 5x no Cartão de Crédito.
Veja como comprar e saiba mais sobre o material oferecido, clicando aqui.
Usuário Ildo:
Boa tarde.
Estou montando um Banco de Dados, adorei o material disponibilizado, já aprendi muito mais do que eu imaginava com o Microsoft Access e com a montagem das Ribbons.
Uma dúvida que tenho, gostaria de saber se pode me ajudar...
Vi o funcionamento do Sistema Maestro, porém é bem detalhado e engloba muitas variáveis de permissões/acesso de usuários. Gostaria de aplicar no meu Banco de Dados, através das ribbons, um acesso restrito com base em dois tipos de usuários (Admin e Usuário). Através destes dois tipos de usuários, que cadastrarei nome e senha para cada um deles, gostaria que se o usuário for Admin, ele tenha acesso a todo sistema, e se ele for Usuário, tenha acesso restrito a alguns botões da minha Ribbon. Possui algum modelo simples, que eu possa utilizar como base para montar essa restrição? Pelo modelo apresentado engloba muita informação que não há necessidade e não tenho tanto conhecimento ainda para poder utilizar.
Agradeço se puder me ajudar.
Suporte:
Ildo, segue um arquivo exemplo:
- abra o aplicativo;
- entre com o usuário Admin, senha 123 e clique em OK. Verá a ribbon
carregando completa, com os 4 botões;
- abra a tabela tblUsuarios e veja que, inseri nesta tabela, o nome dos botões da ribbon. Assim, você
terá como controlar quais botões da ribbon o usuário poderá ter
acesso;
- abra o formulário frmLogin para trocar de usuário. Selecione Avelino e
digite a senha 123. Clique em OK e a ribbon estará carregando com os botões 1 e 2
.
Foi o Sistema de Login mais simples que eu pude imaginar.
Observe no código do botão OK, que passo o nome do usuário e o seu número exclusivo (idUsuario) para a coleção TempVars. A coleção TempVars permite que use os valores contidos nas variáveis, em qualquer local do projeto (macros, funções, Sub, propriedades e consultas).
Faça o login aqui para ter acesso ao código.
Observe no código abaixo que a variável TempVars!idUsuario está sendo utilizada na função que controla a visualização dos botões da Ribbon.
Faça o login aqui para ter acesso ao código.
Usuário Ildo:
Muito Obrigado.
O exemplo será de grande valia para mim.
Download
9 comentário(s) Aluizo 22/07/2023 18:52:58 Boa note Avelino, Ficaria mais interessante se conseguisse ocultar o Grupo2, fica desmarcado na tabela e ele fica visível. Como fazer para ocultar? Abraço Avelino Sampaio 19/05/2023 04:01:30 Vanor, esta ribbon não está no kit MontaRibbons. Basta abrir a tabela USysRibbons, copiar a xml e colar em um projeto novo no MontaRibbons. Sucesso! Vanor 19/05/2023 03:40:28 Bom dia Avelino, Esta Ribbon de login está no kit MontaRibbons? Caso não esteja, consigo importá-la para lá a partir deste projeto? Avelino Sampaio 03/04/2023 00:54:39 Gustavo, as ribbons são construídas, utilizando o meu aplicativo MontaRibbons. O MontaRibbons exporta as ribbons para a tabela de sistema chamada USysRibbons ou para uma tabela comum "tblRibbons". Neste caso a XML da ribbon se encontra na tabela USysRibbons. Para visualizar as tabelas do sistema, siga o seguinte caminho: Botão do Office > Opções do Access > Banco de dados Atual > Clique no botão "Opções de navegação" > Marque "Mostrar objetos do sistema" Sucesso! Gustavo Rocha 02/04/2023 12:37:17 Aveino, neste exemplo, como as Ribbons são construídas e carregadas, uma vez que não identifiquei um tabela auxiliar com a Ribbon em XML. Obrigado Nélio Rosado 01/01/2021 08:52:12 Cada vez estou mais maravilhado com o Access. O projeto Maestro está fantástico e poderemos desenvolver muitos aplicativos a partir daí. No entanto existe um problema. Todo o projeto está direccionado a uma base de dados access "maestro_v5_be". Em sistema de muita carga de dados, a base de dados em access não me consegue dar resposta e está limitada a 2 GB de espaço. É fantástica para pequenos projetos, pois é mais rápido e eficiente. Se eu tentar usar esse front numa base de dados mysql e vincular o front ao mysql através de DSN OBDC apresenta-me erro e não arranca a ribbon, além disso vai tentar revincular à base de dados "maestro_v5_be". Já tentei apagar algumas partes do código, mas acabo por lixar o front e não funciona. Poder-me-á ajudar? É que usar o front Maestro em mysql permanece fantástico mas apenas mais rápido e estável em grandes volumes de dados para não falar de não existir a limitação dos 2 GB. Cada vez gosto mais do Access, graças ao seu trabalho. Abraço Será que poderia disponibilizar uma versão de front maestro para mysql? qual o código que tenho de alterar no form de "login". Alailton 15/04/2020 16:19:01 eu implementei e ficou bom, mais uma coisa ficaria mais interessante se eu conseguisse ocultar o usuário admin, para que ninguém pudesse alterar, excluir, é pq o admin vai funcionar como um super ussuario com todas as funções e um outro que está abaixo na hierarquia do admin.... é possivel ocultar no form o usuário id = 1 que é o admin Avelino Sampaio 15/04/2020 04:16:02 Alailton, sim, funciona no Access 2016 Sucesso! alailton gama 14/04/2020 08:23:49 funciona o access 2016 ou tem que fazer alguma mudança no código |