Bug ao Compactar e Reparar
Nota importante: para ter acesso aos vídeos e arquivos exemplos deste site, adquira um dos planos apresentados abaixo. Você pode comprar em até 5x no Cartão de Crédito.
Veja como comprar e saiba mais sobre o material oferecido, clicando aqui.
Há bastante tempo, uma falha grave no compactar e reparar do Access 2007 vem pegando de surpresa muitos programadores. O que acontece é que no meio do processo do compactar e reparar, o Access pára e apresenta a seguinte mensagem:
"O Microsoft Office Access não pode excluir c:\SuaPasta\SeuBd.accdb após compactá-lo. O banco de dados compactado foi nomeado como c:\SuaPasta\Banco de dados.mdb"
Veja a mensagem na parte superior da imagem:
O Access, no seu processo normal de compactação e reparação, cria um novo arquivo com todos os objetos. Deleta o arquivo original e renomeia a cópia, que passa e ser o seu novo arquivo original.
Quando a falha do Access acontece e gera esta mensagem acima, o que se percebe é que ele deletou o arquivo original, mas não conseguiu renomear o arquivo copiado, que está íntegro, por sinal. Se você tiver a infelicidade de clicar no botão OK da mensagem, ele também irá deletar esta copia e você perderá o seu banco de dados definitivamente. E se você não tiver uma cópia de backup vai chorar, porque não há como recuperar.
Então, como proceder se esta falha acontecer ?
Não clique no OK em hipótese alguma.
Vá na pasta de origem do aplicativo e salve o arquivo que o Access nomeou como Bancodedados.mdb
Veja na figura abaixo a cópia do arquivo que realizei num teste:
Com a cópia realizada, você pode clicar no OK da mensagem. Renomeie esta cópia salva para o nome original do seu aplicativo, incluindo a alteração da extensão para accdb, se for o caso e pronto.
Tem alguma correção para este bug?
A Microsoft lançou uma correção (hotfix 950812) em abril de 2008, mas não está disponível para download diretamente. Quando entro na opção de solicitação de download, aparece a seguinte tela:
Observe que o quadro informa que esta correção estaria sendo lançada no Sp2.
De fato a incidência comigo deste problema diminui consideravelmente após a atualização com o Sp2, mas não resolveu em definitivo o problema.
Tem alguma forma de se evitar o problema?
Parece que o principal problema está relacionado com erros não verificados no nosso código VBA.
Siga então, os seguintes procedimentos:
Realize uma cópia de segurança sempre que for fazer alterações no seu banco de dados.
Após realizar alterações no seu código, use imediatamente o compilar do VBA para sanar quaisquer erros de sintaxe e/ou comandos cometidos por nós.
Com o código devidamente compilado, aí sim, você poderá usar o compactar e reparar.
Após ter compilado e compactado você pode ativar o compactar e reparar ao sair, se o desejar.
Sucesso!
5 comentário(s) Prisleydisson 30/07/2021 09:29:17 muito jóia Avelino Sampaio 07/06/2020 10:26:48 Marcelo Está um pouco confuso o que vc deseja fazer. Perguntas: 1) Qual o comando usado para compactar e reparar ? 2) Qual é versão do seu Access ? 3) Por que não usar o compactar e reparar uma única vez ao sair do aplicativo? Responda pela seção "Contato" do site. Marcelo Silva 07/06/2020 07:58:59 Gostaria de saber se existe alguma forma de eu colocar no formulario principal um comando VB para que ao atualizar o form principal a cada 3 minutos como eu programei ele primeiro faz o "COMPACTAR E REPARAR ", porque da minha pergunta. Tenho duas consultas no meu banco, uma exclui todos os dados de uma tabela e a outra inclui novos dados para a mesma tebela. Ao fazer isso uma vez, o ACCESS não permite gerar a macro que tem a consulta atualiza novamente, só deixa se eu clicar no atalho do "COMPACTAR E REPARAR " no ACCESS. Fico grato caso tenha uma ideia de como eu posso sanar este problema pois ja recorri a todos por estes forum a fora, desde já obrigado. STELLA MARIS 13/05/2020 16:49:26 Avelino, Como sofri com esse BUG ! E Com sua ajuda consegui terminar meu BD Parabéns Avelino 12/03/2020 12:41:42 Tenho sofrido ainda com ele. Fiz a opção pelo compactar ao fechar e a cada 10 execuções pelo menos um apresenta este problema, mesmo assim valeu pela dica !!!! |