bollywood actresses hair loss hair rehab london contact number cheap hair extensions brazilian curly hair with closure hair extension fails human hair wigs black ponytail hairstyles 2018 sunny hair extensions uk hair extensions remy hair extensions weft koko one piece hair extensions clip hair
Utilizando Classe no Access - Introdução

Utilizando Classe no Access - Introdução

Nota importante: para ter acesso aos vídeos e arquivos exemplos deste site, adquira um dos planos apresentados abaixo. Você pode comprar em até 2x no Cartão de Crédito, através do Paypal. 

Veja como comprar e saiba mais sobre o material oferecido,  clicando aqui.

Open v3

 

Por: Plínio Mabesi

Esta série de artigos tem o objetivo de apresentar o uso de classes e disseminar a utilização da orientação a objetos dentro de sistemas desenvolvidos em Access / Visual Basic for Applications.

A programação orientada a objetos vem se difundindo com grande vulto no mundo todo, resolvendo problemas e causando revolução no desenvolvimento de sistemas. Ganho de produtividade e qualidade nos produtos são apenas algumas das principais características deste novo paradigma.

Logo não seria muito inteligente da nossa parte, amantes do Access/VBA, nos mantermos distantes desta onda de tecnologia apenas por desconhecimento da ferramenta.

Para que todos possam tirar proveito da OO (orientação a objetos) foi que nasceu a idéia de ensinar e demonstrar como criar programas com a utilização de classes no Visual Basic for Applications, a linguagem fornecida pelo MS-Access.

O trabalho não será dirigido para uma versão específica do Access, mas será direcionado a todas as versões existentes, através da apresentação de conceitos e ferramentas genéricos, para que todos tenham condições de se aproveitarem dos conhecimentos aqui transmitidos.

Não serão descritos nem implementados os padrões de projetos que são padrões de fato, amplamente utilizados em linguagens específicas e voltadas à POO, como Java e PHP, por exemplo. Ao contrário, será utilizado um padrão próprio para fins didáticos, também direcionados para a utilização da ferramenta case Genesis, que será tema de um dos artigos.

Ao final dos artigos teremos um exemplo prático, pronto para utilização e visualização da metodologia empregada. O exemplo será um banco de dados com um pequeno sistema de vendas feito em Access com as funções totalmente implementadas utilizando classes e objetos.

Além do objetivo principal dos artigos também será apresentada a utilização de uma ferramenta case, o Genesis, um sotware capaz de auxiliar na construção de um banco de dados funcional, desde a sua documentação até a criação das classes que serão utilizadas pelo sistema.

Adquira a assinatura vitalícia do site e passe a ter acesso aos arquivos exemplos, vídeos, revistas, livros e ao kit de montagem de ribbons. Você terá suporte por e-mail, caso necessite tirar dúvidas pontuais. Clique AQUI e veja como obter um dos nossos planos. Clique AQUI e faça uma visita a seção Downloads do site e verifique as centenas de arquivos que estará à sua disposição. Clique AQUI e faça uma visita a seção Vídeos do site e veja a lista que estará disponível ao se tornar o nosso assinante vitalício. Clique AQUI e saiba mais detalhes sobre o kit de montagem de ribbons (deixe seus aplicativos com aspecto profissional).

O trabalho contará com 10 artigos, assim divididos:

I - ORIENTAÇÃO A OBJETOS: Histórico dos paradigmas de linguagens de programação e apresentação de conceitos relativos à programação orientada a objetos;

II – PROGRAMAÇÃO OO NO ACCESS/VBA: Apresentação dos recursos de orientação a objetos presentes no Visual Basic for Applications, com a forma de utilização e as restrições existentes;

III – MODELAGEM DO SISTEMA DE VENDAS: Definição e modelagem de um pequeno sistema de vendas de alimentos, bastantes simples, com o desenho das classes e suas ligações para posterior implementação;

IV – AS CLASSES AUXILIARES: Implementação das classes auxiliares, as quais contém funções que serão necessárias para o bom funcionamento das classes principais;

V – A CLASSE CLIENTE: Definidos os itens da classe será o momento da implementação da classe Cliente, com a codificação de todos os atributos e métodos necessários, além da interface gráfica para manipulação dos dados;

VI – A CLASSE PRODUTO: Implementação dos atributos e métodos da classe Produto, além da interface gráfica para manipulação dos dados;

VII – AS CLASSES VENDA E DETALHE DE VENDA: Implementação dos atributos e métodos da classe Venda e de sua classe de ligação DetalheVenda, que será responsável pelo controle de quais produtos fazem parte de uma venda, além da interface gráfica para manipulação dos dados;

VIII – FINALIZAÇÃO DO SISTEMA: Finalização do sistema de vendas, com a criação do formulário principal e dos relatórios para apresentação dos dados;

IX – GENESIS: A FERRAMENTA CASE: Apresentação do Genesis, um aplicativo capaz de agilizar a criação de um software em Access/VBA que utiliza classes em sua estrutura, além de produzir elementos para a documentação do sistema.

X – CONCLUSÃO: Ao final concluiremos a série de artigos apresentando alguns apanhados sobre o uso das classes nas diferentes versões do Access e as possibilidades de utilização da orientação a objetos para melhorar o desempenho dos sistemas desenvolvidos.

Vamos então dar início a esta jornada de programação imergindo no mundo dos objetos e do nosso querido Access.


 

Artigos Relacionados
 
Como estudar com o Pesquisador de Objetos
 

 


24 comentários

Beto Mendes   11/03/2021 03:54:22

sou aprendiz da programação em Access através de pesquisas. Quando descobri este site exultei de grande alegria. E, já comecei a praticar os exercícios aqui posto.

Meus agradecimentos...

Carlos   16/11/2014 16:26:25

Excelente!!!

Jefferson Almeida   26/04/2012 16:21:17

Preciso executar uma consulta do tipo Seleção que no seu resultado apresente uma coluna que mostre um indice de 1 a n. Existe uma maneira de fazer?

Avelino Sampaio   04/08/2011 07:37:52

João,

O tutorial sobre classe do meu amigo Plinio não possui vídeos ou vc está se referindo ao site como um todo? Esta usando que navegador ? Se for o Firefox, procure instalar um pluging que se encontra no final do tutorial abaixo:

http://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/tuto32.asp?id=1#inicio

Sucesso!

joao leitao    04/08/2011 07:30:44

dou voltas e voltas e nao vejo video nenhum:(
sera que preciso de oculos?

gsant   12/07/2011 17:29:40

Valew pelas dicas, me ajudou muuito!!

Plinio Mabesi   15/02/2011 18:43:38

Olá André

Seja bem vindo aqui também e muito obrigado.

Infelizmente não tenho mais o que lhe mandar sobre os objetos no Access. Apenas posso lhe dar a dica: procure livros sobre orientação a objetos, e aprenda a pesquisar no site da MSDN. Ali existe toda a biblioteca para os objetos do VBA e do Access.

Mlops   11/02/2011 18:06:29

Querido plinio gostaria de agradecer sua existência e de tantos outros q compartilham de forma sincera e humilde tanto conhecimento. Sou um mero iniciante de access mas venho melhorando a cada dia e sempre venho a seu site estudar o q posso. Gostaria de saber mais sobre o curso de classes q desenvolveu meu email: mlops@superig.com.br valores etc...participo do forum expertaccess no qual entro todos os dias e me sinto muito avontade com a interação de todos e vejo q es sempre muito atencioso. Abraços de um fã ...Mlops

Dodanyn Babel   02/09/2010 11:33:13

Graças a este site consegui terminar meu projecto do access. valeu.

alipio   23/06/2010 23:38:16

Parabéns avelino e plinio otimos artigos. Aqueles que compartilham o conhecimento, transformam o mundo.

Jair Fernandes   31/05/2010 09:40:12

Parabens MESTRE Avelino, difundir conhecimentos é uma essência democrática

Dourado   31/05/2010 07:50:55

Excelente trabalho, parabéns pela iniciativa.

Plinio Mabesi - GO   28/05/2010 13:09:20

José Eduardo, JPaulo e Torres

Obrigado pela presença. Aproveitem a série e felicidades para todos...

Torres Forte   28/05/2010 12:05:24

Descobri agora mesmo seus artigos sobre OO no access
já estou lendo eles e morrendo de vontade dos outros....


abraço... E muitissimo obrigado, por facilitar nossa vida por aqui...

JPaulo   27/05/2010 10:38:52

Apesar das adversidades, deixo aqui os meus parabêns pelo trabalho realizado.

"Gostei"

Abraço

josé eduardo   27/05/2010 00:14:59

Não trago dúvidas. Trago meus parabéns pela dinâmica e qualidade nos conteúdos apresentados no site, assim como nos cursos ministrados e pelo feed back dos idealizadores, em especial Avelino. Compartilhando os conhecimentos, norteando o nosso perfil profissional.

Fiquem com Deus.


Plinio Mabesi   23/05/2010 20:05:33

Obrigado a todos que prestigiam o site do Avelino, que me honrou com o convite para a realização deste trabalho, assim como obrigado a todos também pelo incentivo.

É por isso que continuamos a nos dedicar cada dia mais a compartilhar o conhecimento. Por causa da divulgação de exemplos e outros sistemas completos é que vários trabalhos vieram a minha procura.

Obrigado e continuem acompanhando a série...

Márcio Melo - Rio de Janeiro/RJ    22/05/2010 14:50:37

Bem legal a idéia do colega João Ricardo - Miranda MS de colocar onde moramos, já ia sair sem deixar essa infornação, grande abraço a todos...

Márcio Melo   22/05/2010 14:45:09

Super Feliz em saber dessa parceria do Plínio aqui no usando access, a muitos anos atraz tive a oportunidade de conhecer Genesis produto muito fatástico onde me abriu a mente para o potencial do access, e sobre o quanto é importante documentar um projeto, Plínio estou servindo no DARJ atualmente, obrigado mais uma vez por dividirem o conhecimento - Plinio e Avelino. Sou mais Brasil!

Elias Santos - Rio de Janeiro/RJ   21/05/2010 17:13:25

Isso é que é democratizar o ensino!
Muito obrigado Avelino e Plínio Marcos.

João Ricardo - Miranda MS   21/05/2010 13:54:02

Meus amigos, que tal mencionarmos a cidade de onde somos. Quem sabe somos vizinhos e temos condições de sentar para torcar idéias no campo pessoal e não apenas no virtual?

João Ricardo - Miranda MS   21/05/2010 13:51:18

Parabéns e muito obrigado
A iniciativa do Avelino e daqueles que se fazem parceiros é uma prova de que todos nós temos condições de nos doar para um propósito maior que é dividir o conhecimento com todos.
Estou muito ancioso e na espectativa do curso e, espero em breve, poder colaborar com a disseminação de novos conhecimentos.

Adriano Heitor   21/05/2010 13:49:27

Avelino, qualquer iniciativa que busque a ajuda ao próximo, é muito bem vinda. Quisera eu ter o conhecimento abarcado no assunto, para poder ser um dos seus colaboradores; quiçá, tornar-me-ei, ainda, alguém nessa condição (nesse assunto). Por enquanto, reduzo-me a minha pequenez e deixo-me, apenas, ensinar.
Ávido para beber nas fontes inesgotáveis de conhecimento que você trará a esse sítio, aplaudo incansavelmente sua iniciativa, a qual começou com um dos mestres que muito admiro (e, além disso, mora na cidade que nasci).
Resta-me, por fim, agradecer a você e a todos que vierem despositar suas contribuições.

Obrigado

Adriano Heitor

Estevam Marinho   21/05/2010 12:54:37

Fantática esta iniciativa.
Estou ansioso para iniciar o curso.
Mais fantático ainda é o objetivo principal: transferir conhecimentos com total gratuidade. No mundo de hoje não é muito normal esta disponibilidade.
Obrigado, obrigado, obrigado.
Estevam


Envie seu comentário: