Numerar consultas com eficiência
Nota importante: para ter acesso aos vídeos e arquivos exemplos deste site, adquira um dos planos apresentados abaixo. Você pode comprar em até 5x no Cartão de Crédito.
Veja como comprar e saiba mais sobre o material oferecido, clicando aqui.
Quem já me conhece, através dos fóruns de Access, sabe que sou um grande crítico ao uso de consultas aninhadas e ao uso de funções de agregação DSun(), DCount(), ... A minha crítica diz respeito ao resultado danoso quanto ao desempenho do aplicativo. Observe esta consulta aninhada que gera uma numeração:
Faça o login aqui para ter acesso ao código.
O que contribui para baixar o desempenho do aplicativo é o fato de que a consulta aninhada, acessa a tabela para realizar a contagem, a cada linha da consulta principal.
Para fugir deste prejuízo no desempenho, recentemente aprendi uma técnica muito interessante, que utiliza um pouco de programação e uma consulta espelho. Observe a seguinte consulta:
SELECT *, fncNumerarConsulta([CampoQualquer]) As Seq FROM NomeTabela;
A função utilizada na consulta é a seguinte:
Faça o login aqui para ter acesso ao código.
Observe que a variável n é do tipo Static. Isso significa que o valor armazenado na variável n é preservado no encerramento da função. A cada registro exibido pela consulta, a função é acionada e a variável n é então, incrementada em 1. Ao exibir a consulta, a numeração aparece perfeita, conforme é possível verificar nesta imagem:
Ao clicar com o mouse em qualquer uma das linhas da consulta, ocorre uma confusão na numeração, devido a variável n ter mantido o valor acumulado. Veja:
Por isso precisamos criar um mecanismo para zerar a variável n, sempre que a consulta recomeçar a contagem. A técnica empregada para refazer a contagem do zero é a de utilizar uma consulta espelho, passando o valor null para a função. Acompanhe a seguinte consulta exemplo, aonde isso acontece:
SELECT *, fncNumerarConsulta(null) as Seq FROM NomeTabela WHERE 1=0;
O valor null na função, força o código a passar pela parte vermelha, zerando assim, o valor de n.
Faça o login aqui para ter acesso ao código.
E que condição é essa de 1=0 na cláusula WHERE ? Bom, 1=0 retorna o valor False, forçando a consulta a não exibir os dados. Esta consulta tem um único objetivo, que é o de zerar a variável n.
Chegou a hora de juntarmos as consultas através da cláusula UNION ALL, ficando assim:
Faça o login aqui para ter acesso ao código.
A primeira consulta zera a variável n e a segunda consulta apresenta os dados e a devida numeração.
Agora podemos clicar em qualquer linha da consulta, pois a contagem sempre começará do 1.
Nota 1: A consulta União nos traz um problema que é o da impossibilidade de editar os dados.
Nota 2: Só utilize a técnica aqui apresentada se for estritamente necessário realizar a numeração na consulta.
Existem outras técnicas de numeração. Neste meu artigo ensino como numerar, via formulário:
como-numerar-itens-em-formularios.asp
E neste meu outro artigo, mostro como é super simples numerar pelo relatório:
somar-contar-e-numerar-em-relatorios.asp
Baixe o arquivo:
Clique aqui e baixe o arquivo exemplo.
Rode a consulta qryNumerar e veja o resultado. Abra a consulta no modo estrutura e estude como foi montada.
Bom estudo!
Os dez artigos mais visitados
MontaRibbons v.7.0 - Assistente completo para criar ribbons no Access
Vídeo - Controle personalizado de Acesso de Usuários
Vídeo - Aprenda sobre filtragens
Vídeo - Segurança máxima, usando o OPEN
Uma ajuda para quem está começando um negócio ou um projeto
Integrando o Access com Servidor MySQL - Introdução
Desabilitando a faixa(ribbon) superior do Access
Vídeo - Programação de relatórios - Parte 1
Como carregar o seu menu sem que ele vá para lista de suplementos
Adquira o kit UsandoAccess e aprenda em alta velocidade
5 comentário(s) Jose Roberto 14/11/2023 04:41:29 Olá Avelino como vai. Fiz uns testes aqui e não rolou a classificação correta veja: SELECT *, fncNumerarConsulta(null) As Seq FROM CnsLancamentosPrevisao WHERE 1=0 UNION ALL SELECT *, fncNumerarConsulta([Lancamento_DtVencimento]) As Seq FROM CnsLancamentosPrevisao; e não esta classificando na ordem correta das datas: Seq Lancamento_DtVencimento 1 14/08/2018 2 07/02/1975 3 14/08/2018 4 09/08/2018 5 10/08/2018 6 13/08/2018 7 14/08/2018 8 15/08/2018 9 16/08/2018 10 17/08/2018 11 20/08/2018 As datas 14/08 estão pulando, 07/02/1975 deveria ficar em primeiro Fiz algo errado ? EMERSON 25/09/2023 10:34:49 Auto: DContar("campo";"tabela";"CampoTabela<" & [CampoCulsulta])+1 Wagner Bonelli 14/08/2023 10:49:12 OI Avelino, boa tarde! Realmente muito bom esta abordagem. Queria utilizá-la em um trabalho que realizo, mas não consegui. Queria, antes de numerar a consulta, ordená-la por tres campos consecutivos: UF, Cidade, CEP. Após esta ordenação, fazer a numeração. Isso se deve a impressão de carta e boleto para uma ong, que precisa ser numerado (carta e boleto mesmo número) e sequencial, na hora da impressão, mas ordenados conforme acima, por exigencia na postagem no correio. No momento o que faço é importar a tabela gerada na consulta com todos os dados do boleto, inclusive linha digitável e código de barras, para o excell e lá ordeno pelas colunas que quero, e numero uma outra. Obrigado! Wagner valter b gusmao 21/02/2022 03:04:47 bom dia Valeu professor muito bom AMILTON PIRES DE OLIVEIRA JUNIOR 17/02/2022 05:49:01 Bom dia Avelino , realmente show, facilita muito quando precisa se fazer por exemplo fluxo de caixa parabéns |