bollywood actresses hair loss hair rehab london contact number cheap hair extensions brazilian curly hair with closure hair extension fails human hair wigs black ponytail hairstyles 2018 sunny hair extensions uk hair extensions remy hair extensions weft koko one piece hair extensions clip hair
Veja as novidades da versão 4 do aplicativo Maestro

Veja as novidades da versão 5 do aplicativo Maestro

Nota importante: para ter acesso aos vídeos e arquivos exemplos deste site, adquira um dos planos apresentados abaixo. Você pode comprar em até 10x no Cartão de Crédito. 

Veja como comprar e saiba mais sobre o material oferecido,  clicando aqui.

Open v3

 


 

O sistema de vinculação de tabelas foi totalmente remodelado.

- Agora, todos os vínculos são excluídos e refeitos, na medida em que houver alterações de caminho e/ou de senha da Base de Dados (back-end).

- Após você excluir, alterar ou criar novas tabelas na Base de Dados ( Maestro_v5_be.accdb ), rode o Maestro, abra o grupo Manutenção da ribbon e clique em Refazer Vínculos.

Usando Access - Ribbon Refazer Vínculos

- Quando houver alteração de senha da Base de Dados ( maestro_v5_be.accdb ), o Maestro irá carregar uma tela na inicialização, solicitando a nova senha para refazer os vínculos.

Usando Access - Senha back-end

 

Nova função para formulários que possuem vários campos de filtragens combinados.

- Veja esta nova e poderosa função em ação, nos formulários exemplos frmFiltraFormContinuo e frmFiltraListBox:

Usando Access - Campos de filtragens combinados

 

Atente para os comentários na função fncFiltrar.

Para acessar o código faça o seu cadastro de visitante aqui ou entre com o seu login aqui.

Foi acrescentado um exemplo de Formulário Desvinculado.

- Formulário desvinculado significa que a sua propriedade Fonte de Registro não está associada a qualquer tabela ou consulta existentes.   Neste exemplo foi utilizada a tabela tblClientes, acessada via código, para alimentar os campos do formulário.

Usando Access - Formulário Desvinculado

 

- O acesso à Base de Dados (back-end) é feito através do comando OpenDatabase que se encontra no módulo mod_conexao.   Isso proporciona acesso às tabelas, sem o uso de vínculos.

Para acessar o código faça o seu cadastro de visitante aqui ou entre com o seu login aqui.

- Veja abaixo, a função para limpar os campos:

Para acessar o código faça o seu cadastro de visitante aqui ou entre com o seu login aqui.

- Veja abaixo, a função para alterar a cor dos caracteres.  Usei a cor para o usuário identificar que o registro corrente sofreu alterações e que precisa ser salvo.   A cor também foi utilizada para as várias tomadas de decisões nos códigos.

Para acessar o código faça o seu cadastro de visitante aqui ou entre com o seu login aqui.

Obs. Eu só trabalho com formulários desvinculados quando percebo que terei ganhos significativos em relação ao desempenho do aplicativo em REDE.  Você pode observar neste formulário exemplo, a quantidade de códigos necessários para se trabalhar com o projeto desvinculado. Certamente, isso provoca perda de produtividade, o que deve ser levado em consideração na formação de preço e prazo.  Prefiro trabalhar com os vínculos e com as tabelas temporárias, geradas em tempo de execução.

Clique aqui e veja as 9 dicas para melhorar o desempenho de um aplicativo Access, em rede.

- Observe que empreguei a técnica para criação de tabela, em tempo de execução, com o objetivo de carregar o combobox de filtragem.  Veja o evento "Ao receber foco" do Combobox.

Para acessar o código faça o seu cadastro de visitante aqui ou entre com o seu login aqui.

- Em sistemas desvinculados, você perde as funções de Domínio (Dlookup, Dcount, Dsum,...).  No entanto foi acrescentado o módulo mod_Funcoes_D para você continuar usufruindo destas funções, em sistemas desvinculados.   Para isso, basta acrescentar o X no final das funções conhecidas. Tem um exemplo do DcountX() sendo utilizado neste formulário.

Foi acrescentado o formulário de filtragem frmFiltraListBox_desvinculado.

Aqui, demonstro a aplicação da técnica de geração de tabela temporária, em tempo de execução, para alimentar um ListBox de pesquisa.  O objetivo principal desta técnica é o de realizar as buscas sobre a tabela local e não sobre a tabela de origem.  Isso contribui valiosamente para um melhor desempenho em REDE.

Usando Access - Tabela temporária

 

Segue o código que carrega o listBox com a tabela temporária.  Observe bem, os comentários.

Para acessar o código faça o seu cadastro de visitante aqui ou entre com o seu login aqui.

Veja, abaixo, a função fncCriarTabela que gera as tabelas temporárias e que se encontra no módulo mod_conexao.

Para acessar o código faça o seu cadastro de visitante aqui ou entre com o seu login aqui.

O Maestro v.5

Para entrar no modo estrutura, segure a tecla shift ao carregá-lo.

Senha do usuário admin  > admin
Senha do usuário Avelino > 1234

Bom estudo!


 

 


17 comentário(s)

NAJAN MARCELO JORGE   22/06/2019 07:13:08

Prezado Avelino

Muito bom seu artigo, mas tenho uma dúvida, como posso utilizar o seu gerenciador de vínculos com dois ou mais bancos de dados diferentes. Tenho um aplicativo que usa um banco de dados com informações gerais, utilizadas por vários outros aplicativos e cada um destes outros aplicativos tem seu próprio banco de dados com informações específicas. Como posso utilizar o seu gerenciador para fazer e manter estes vínculos atualizados?

Valdir Silva   04/06/2019 16:54:57

Boa noite Avelino,

Meu projeto está pronto, só não consegui implementar a rotina de backup e de vinculação das tabelas com barra de progresso. Por favor, mandei no seu email de suporte o projeto pra você me ajudar com essas duas. Te peço encarecidamente a sua ajuda de sempre.

Mandei no email avelino@usandoaccess

Por hora obrigado mais uma vez pela atenção.

Valdir Pereira da   31/05/2019 10:47:01

Boa tarde Avelino,

Tentei implementar aqui no meu projeto, só que no seu Maestro está com tabela de ribbons vinculada a ele, e não usa o UsysRibbon então estou tendo problemas com a função que carrega a ribbon e algumas outras funções, tipo fnccrip que está no frmlogin.

Queria muito essa barra de progresso de vinculação no meu projeto, só que não achei ela separada do Maestro igual no seu exemplo do vídeo.

Dorival    18/04/2019 11:59:02

Olá Avelino.
Estou adaptando alguns recursos do maestro em outro aplicativo, como por exemplo a tela de login e permissões do usuário, mas não estou conseguindo suprimir alguns botões em função do usuário logado. Tem alguma ideia de aonde posso estar errando. A ribbon está pronta, só está faltando isso para eu concluir.
Obrigado...

Alberto   14/04/2016 23:12:45

Avelino, parabéns pelos ensinamentos.
Usei a função Public Function fncFiltrar(NomeCampoFoco As String) em um formulário continuo que possui como fonte de registro uma consulta com várias tabelas, impossibilitando entradas de dados. Está filtrando ok, mas se não retornar registro no filtro dá erro na função e trava. Ou seja, só consegui usar a função em formulário com entradas de dados.

Regis da Silva   18/02/2014 10:04:36

Avelino eu importei os devidos objetos do Maestro para usar no meu projeto, no caso os objetos para vinculação de tabela, inclusive o AutoExec, mas não está funcionando, será que falta eu ativar mais alguma coisa?

João Ricardo   06/11/2012 10:51:37

Valeu Avelino.
Como disse o Edson, estou ansioso pelas aulas de VBA.
Será que se promovermos uma campanha para estas aulas elas saem do papel?
Brincadeira Avelino. Sabemos do seu compromisso com o repasse de conhecimento e o qto vc se esforça para nos ajudar.
Parabéns!!

Gilson   06/11/2012 01:53:02

Excelente!!!

Rodrigo   05/11/2012 22:15:30

Parabéns, mais uma vez surpreendendo...
Poderia colocar um exemplo da utilização da troca de ribbons na hora da impressão para access 2010? Utilizo em access 2007 e tudo vai bem, mas quando utilizo o 2010 a ribbon não aparece... acredito eu ser alguma imagem que o 2007 tenha e que o 2010 não suporte. Ainda não consegui fazer esta operação...

Parabéns por colaborar conosco seus conhecimentos.
Fique na Paz.

Edson Junho   05/11/2012 15:07:05

Fantástico!!!

Avelino Sampaio   05/11/2012 13:52:02

Gilson,

para entrar na estrutura do Maestro (maestro_v4.accdb) basta manter pressionada a techa SHIFT na inicialização.

Já para entra na Base de Dados (Maestro_v4_be.accdb) a senha é: a1234

Sucesso!

Gilson Fontanella   05/11/2012 13:46:11

Não consigo entrar na estrutura do banco de dados com as senhas indicadas

Avelino Joao   05/11/2012 12:58:04

Gostei do método que usa para se conectar banco de dado desvinculado ao gravar os dados praticamente não se nota abertura do banco de dado.



MARCIO MELO - RJ   05/11/2012 12:17:26

Fiquei super feliz com mais essas novidades, com o seu Monta Ribbos e o maestro tenho usado sempre como pontapé inicial, o lance da senha eu tinha adaptado no meu, vou analisar as diferenças sempre aprendo muito com suas táticas, tenho um form interessante p lhe enviar sobre filtros de relatórios e outro de criar um form continuo com filtros acredito que possa melhorar cada vez mais o maestro de maneira interagir com os códigos já existentes. Parabéns e estou sempre aqui torcendo por seu sucesso, obrigado!

Sou mais Brasil!

Isaias Carvalho   05/11/2012 12:09:40

Avelino,

Parabéns pelo excelente artigo!!!

São realmente dicas muito valiosas para melhorar significativamente o desempenho em rede.
Valiosa dica como criar tabelas temporárias, geradas em tempo de execução... Perfeito!! (sei o que é ter problemas com aplicativo lento em uso na rede).
Já estava a estudar as valiosas dicas que tem nos passado na vidoe-alua PROTEC, no quesito desempenho em rede, agora posso aprofundar ainda mais os estudos com base no Maestro_v4.

Tudo o que estava precisando.

Parabéns!!

Edson C Almeida   05/11/2012 11:50:11

Oi Avelino. Parabéns mais uma vez pelo brilhante trabalho. Aproveito a oportunidade de te relembrar das video aulas de vba. Abraço.

Samuel Lima Neto   05/11/2012 10:13:20

Grande Avelino!

Mais uma vez somos premiados logo cedo com essas dicas preciosas. Parabéns!


Envie seu comentário: