Não deixar abrir se não tiver o Service Pack 2 instalado
Nota importante: para ter acesso aos vídeos e arquivos exemplos deste site, adquira um dos planos apresentados abaixo. Você pode comprar em até 5x no Cartão de Crédito.
Veja como comprar e saiba mais sobre o material oferecido, clicando aqui.
As primeiras versões do Office 2007 vieram com uma série de bugs. O pacote de atualização Service Pack 2 (SP2) veio corrigindo a maioria desses problemas e trazendo novidades! Dentre elas, a possibilidade de converter os objetos do Access em PDF, sem o uso de ferramentas de terceiros.
Na prática, essa diferença de versões, estava me trazendo problemas quando os clientes precisavam reinstalar o Office 2007. É que na reinstalação, esqueciam de atualizar o Office com o Service Park adequado. E lá ia eu, atender ao chamado do cliente, pois o aplicativo apresentava um monte de problemas.
Para resolver esta questão, criei uma função para os aplicativos, que identifica a versão do Access instalada. Caso não esteja com a versão correta, a função gera uma mensagem do ocorrido, solicitando a atualização do Office e abortando a abertura do aplicativo.
Insira o código abaixo em um módulo global:
Faça o login aqui para ter acesso ao código.
Crie a macro de inicialização AutoExec e use o campo da condição para verificar o valor de retorno da função fncDesatualizado(). Caso retorne o valor verdadeiro o aplicativo será fechado, através da ação Sair. Veja a figura abaixo:
Toda vez que o aplicativo for iniciado, a função irá verificar se está rodando na versão correta.
Problemas com o uso na extensão ACCDE.
Se você gerou um ACCDE, através do Office 2007 SP2 , ele não será reconhecido pelas versões anteriores do Office 2007.
Observe a mensagem ao tentar rodar um ACCDE (SP2), num Office desatualizado:
Portanto, o código oferecido acima é inútil se você estiver rodando seus aplicativos no formato ACCDE.
Se tentar rodar o ACCDE (Access 2007 SP2) no Access 2010 beta 1 ou 2 terá problemas também.
A conclusão é que você deve gerar o ACCDE em função da versão que o cliente estiver usando naquele momento. Se ele estava usando o SP1 e você resolveu atualizar o Office 2007 dele com o Sp2, deverá gerar um novo ACCDE do aplicativo, para esta nova versão atualizada. Se resolveu instalar o Office 2010 beta 2, gere o ACCDE no próprio beta 2. Muito atento com isso,então! OK?
Como distribuir um ACCDE que você não sabe a versão que o destinatário está usando ?
No meu caso, eu utilizo o arquivo instalador InnoSetup/IStool , no qual criei uma rotina de verificação da versão do Office. De acordo com a versão identificada do Office, o programa instala o ACCDE correto na máquina do usuário. Como exemplo, o aplicativo Montaribbons, que ofereço aqui no site, só é instalado se o usuário estiver com o Office 2007 Sp2 ou com o Office 2010 beta 2.
Se não fizer uso de um instalador com este recurso, procure sinalizar ao usuário , a necessidade de atualização do Office, para que o seu aplicativo funcione de forma correta.
Para baixar o pacote de atualização SP2 do Office 2007, clique no seguinte link:
Bom estudo!
Os dez artigos mais visitados
MontaRibbons v.7.0 - Assistente completo para criar ribbons no Access
Vídeo - Controle personalizado de Acesso de Usuários
Vídeo - Aprenda sobre filtragens
Vídeo - Segurança máxima, usando o OPEN
Uma ajuda para quem está começando um negócio ou um projeto
Integrando o Access com Servidor MySQL - Introdução
Desabilitando a faixa(ribbon) superior do Access
Vídeo - Programação de relatórios - Parte 1
Como carregar o seu menu sem que ele vá para lista de suplementos
Adquira o kit UsandoAccess e aprenda em alta velocidade
1 comentário(s) Marcio Melo -RJ 19/02/2021 22:05:25 Acabei tendo de usar esse recurso, realmente as pessoas simplesmente reinstalam o officce e nem lembra de atualizar, ainda mas o SP2 do access, resolveu meu problema... simples e eficiente... Sou mais Brasil! |